boas vindas!

Boas vindas a você que resolveu ler essas linhas. Fico feliz em saber que de alguma maneira algo do que está aqui te agradou. Este blog é despretensioso e nele você poderá fazer seus comentários - que sempre serão bem vindos - concordar ou discordar, enfim se revelar, como estou me revelando através dele. Sou mulher, paulistana, sonhadora e tranquila. Gosto muito de cãezinhos, do mar, de chuvas grandes que molham tudo de uma vez só, da natureza e de pessoas. Poesia e esoterismo - principalmente Tarô - será o tema principal desse blog. Sua companhia em cada linha que eu escrever será um alento e um carinho, que recebo com alegria e agradecimento.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

uma parada para refletir

Recebi de uma amiga muito querida, a Elda, várias frases e poesias bonitas, que até dá vontade de postar todas juntas neste blog. Mas como fazem muitos dias que não postei nada, a frase que melhor se acomoda neste momento é:

“Eu estava dormindo e me acordaram
 num mundo incerto e louco.
 Mas quando eu começava a compreendê-lo um pouco,
Já eram horas de dormir de novo.”

Mario Quintana

Esse poeta é daqueles que sabem mexer com nossas emoções. Agradeço a Elda ter lembrado de mandar alguma coisa dele.
Com poemas despretensiosos, ele chega de mansinho e dá uma bordoada no nosso modo de ver a vida, de analisar o que andamos fazendo da vida, como fazemos, porque fazemos.
Ficar esse tempo todo sem postar nada, me ajudou a dar uma "arejada nas idéias" e querer cada vez mais trazer palavras que nos façam pensar um pouco mais do que é feito nossos pensamentos na rotina diária.
Talvez cada um de nós se sinta as vezes como no poema do Mario Quintana, quando começamos a entender um pouco a incerteza de nossas vidas chega a hora de partir, no grande sono que todos teremos de enfrentar um dia. 
Nossos pensamentos são feitos de certezas e de incertezas, de verdades e de sonhos, de afeição e de mágoas, de amor e de rejeição, e de tantos paradoxos e opostos, que nem tem como descrevê-los.
Vamos tentar a cada dia entender um pouco mais esse mundo "incerto e louco" e viver de forma proveitosa antes de "dormir de novo". Vamos nos alegrar com cada pequena coisa boa que nos acontece e valorizar nossas afeições e bons sentimentos, procurando dar sentido a essa loucura que é viver.

TAROT:
O Tarot é composto de 78 cartas ou lâminas, sendo 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores.
Os Arcanos Menores dizem muitas coisas mas o real significado deles surge com os Arcanos Maiores.

No TAROT  a carta que fala de "dormir" é a MORTE - Arcano XIII dos Arcanos Maiores. Ela sempre causa um friozinho na barriga quando sai, um certo receio. Vou morrer? algo em minha vida vai morrer? alguém que conheço vai morrer?
Mas não é bem assim, porque as lâminas falam de Arquétipos e não da Morte propriamente dita. Quando sai a Morte em uma leitura é o momento de ter que abandonar. É um renascimento. Mas, para renascer é preciso morrer. A figura da lâmina olha para a direita, é um caminho novo que se apresenta, é o futuro. É uma carta que nos diz que "o único jeito de sair do fundo do poço e depois que chegar ao fundo dele. Enquanto se está caindo não dá pra fazer mais nada. Mas, quando chegarmos lá no fundo, devemos nos  acalmar e olhar por onde subir".
A Morte é a MUDANÇA. Uma fase chega ao fim e é hora de dizer adeus. Ela é o fator de transformação, que destrói para construir. Fim brusco de um ciclo e início de outro.  Momento de forte transição onde devemos abandonar o passado e olhar para o futuro. Mudança completa, novos rumos, novos conceitos, novos planos.  Fim de uma ilusão ou libertação dolorosa. Abandono forçado de algo que se quer preservar. No campo afetivo, fim definitivo de uma ilusão.

É isso por enquanto, dá proxima vamos falar de Esperança.