boas vindas!

Boas vindas a você que resolveu ler essas linhas. Fico feliz em saber que de alguma maneira algo do que está aqui te agradou. Este blog é despretensioso e nele você poderá fazer seus comentários - que sempre serão bem vindos - concordar ou discordar, enfim se revelar, como estou me revelando através dele. Sou mulher, paulistana, sonhadora e tranquila. Gosto muito de cãezinhos, do mar, de chuvas grandes que molham tudo de uma vez só, da natureza e de pessoas. Poesia e esoterismo - principalmente Tarô - será o tema principal desse blog. Sua companhia em cada linha que eu escrever será um alento e um carinho, que recebo com alegria e agradecimento.

sábado, 20 de novembro de 2010

Tarot Symbolon

Ainda que não possa ser considerado um baralho de tarô, o Symbolon é excelente para oferecer insights através de seu simbolismo.
O baralho Symbolon apesar de conter 78 cartas como o Tarot, não é exatamente um  Tarot, pois não contém 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores - como o Tarot tradicional.
Ele também não é bem um oráculo, mas pode ser usado nesse sentido. Na verdade o baralho Symbolon recria símbolos, arquetipos e combinações de símbolos astrológicos, transformados em imagens. 
Os psicólogos alemães Peter Orban e Ingrid Zinnel criaram esse deck mais com uma função psicológica, de auto-conhecimento e para dinâmica de vidas passadas, para as memórias da alma, os insights pessoais, enfim para análise interna de cada um de nós. As belas imagens são de autoria da artista Thea Zeller. 
Com o Symbolon vem um pequeno manual em inglês, com métodos de leitura e pequena interpretação de cada lâmina. 
Não é preciso ser astrólogo para usá-lo, mas algum conhecimento de astrologia facilita seu manejo e interpretação. Quem conhece astrologia se aprofunda mais no significado das cartas, mas mesmo sem esse conhecimento é possível dar vazão a intuição e extrair ótimas leituras.
É um maço muito bonito, com contra capa dourada e belas imagens.
O deck está fundamentado na astrologia e vamos reconhecer personagens do mundo dos contos de fada e da mitologia.
Todos temos múltiplas personalidades internas e nem sempre estamos cientes dessas múltiplas personalidades, suas motivações e desejos. A forma como elas interagem determina o nosso comportamento e a maneira como vivemos. E é aí que o deck Symbolon representa essas formas arquetipicas destas personalidades e,  refletindo sobre elas seremos capazes de reconhecer - ou lembrar - sua variante individual desses arquetipos.
Mostrar-nos as múltiplas personalidades e compreender que jogo elas jogam é o principal objetivo desse deck.
São 12 lâminas que representam os arquétipos principais, referentes aos 12 signos do zodíaco. Em cima trazem o sinal do signo correspondente e em baixo de cada lâmina o símbolo do planeta regente deste signo. As 66 cartas restantes resultam da combinação de 2 arquétipos cada uma, resultando em 66 "personalidades" adicionais.  Essas 66 combinações podem ser chamadas de Arcanos Menores, mas novamente, não tem nada a ver com o Tarot. Usando o Symbolon mais voltado para a astrologia é possível elaborar um mapa astral de cada um dos 12 arquetipos, incluindo uma forma de determinar quanto de cada  uma dessas personalidades desempenham um papel em nossas vidas. Mas essa é a parte da astrologia Symbolon.
Na verdade o deck pode ser usada para trabalhar nosso subconsciente através de suas imagens.

Quanta informação! se vocês conseguiram ler até aqui, obrigada.
Vamos a cada carta e sua interpretação, que espero ser interessante para cada um de nós:

Um comentário: